segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Encantos de Paris

Nesse sábado, fomos conhecer o que há de mais parisiense possível, a Torre Eiffel e o Rio Sena. Primeiro, saímos pela manhã em busca do Museu Rodin. Ao chegarmos lá, pudemos observar a magnífica obra do maior escultor francês de todos os tempos e, com certeza, um dos maiores do mundo, Auguste Rodin.


Começamos por uma das mais famosas esculturas, "o pensador". Em seguida, partimos para o museu em si. Lá, encontramos um conjunto de obras que impressiona, pela riqueza de detalhes e pela inesgotável criatividade do autor. Contudo, como tínhamos que ir para a Torre, pois compramos ingresso pela internet para as 12h30, deixamos o museu e ficamos de voltar à tarde.

Ao chegarmos à Torre fiquei encantado com o tamanho, a opulência e os seus suaves contornos, como se as suas mais de seis mil toneladas de ferro tivessem sido torneadas por mãos angelicais (quase cheguei a escutar uns acordes dos anjinhos). Na chegada, tivemos o tratamento mais VIP de toda a viagem. Existiam filas enormes, sem fim. Ficamos preocupados em saber em qual fila entrar. Aí, fomos perguntar e descobrimos que o nosso ingresso entrava direto, sem filas. Vou te dizer, bem no carioquês, foi a maior marra.


A Torre em si e fantástica. Poder subir e observar Paris do topo foi como se pudesse realizar um sonho. Posso garantir que de cima a cidade fica muito mais bonita. E olha que a Torre foi construída apenas para ser temporária. Ela foi levantada como símbolo de uma exposição mundial que o governo da França estava organizando. Quando o evento acabou ela deveria ser desmontada. Tomou-se a decisão de mantê-la, o que contrariou boa parte da população que fez até abaixo-assinado para desfazê-la. Hoje, a Torre é o maior símbolo de Paris e da França.

Bem, após nos deliciarmos em observar a cidade com todo o seu charme de cima, retornamos para o museu Rodin. Fomos ver os seus esplendidos jardins. Vale apena dar uma conferida.


Por fim, para encerrarmos esse maravilhoso dia de céu azul e sol a todo o vapor, fomos à Ponte Neuf, a mais antiga da cidade. Lá entramos em um passeio de barco pelo Sena. Assim, fomos conhecer toda a história e a beleza da cidade de um outro lado, a vista do rio.

2 comentários:

Rafa Leite disse...

As fotos estão lindas!!!!!!!!!!!!!!

Me bateu saudade dessa terrinha amada!!!!

Ramon disse...

Saudade de você, querida!

Beijão!

Vania