quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Um pouco de história



Estar na Turquia é vivenciar o maravilhoso mundo da história. Em cada parte da cidade vemos paredes antigas, lembranças de um passado glorioso. Para nos situar um pouco mais, farei uma resumidíssimo relato da história deste pedaço de chão utilizando o nosso dia como plano de fundo.

O que hoje é a Turquia já presenciou momentos marcantes da história da humanidade. Começo elencando que por aqui Alexandre, O grande, ganhou a principal batalha contra os Persas em 333 ac. Depois, esta região foi dominada pelo Império Romano, até que ela própria se tornou o império. Como a história retrata, Constantino, que não era bobo nem nada (estava vendo que o navio lá pelas bandas romanas estava naufragando) tratou de transferir a capital do império de Roma para Bizâncio, fazendo que essa cidade passasse a ser chamada de Constantinopla.

Como todos sabemos o Império Romano foi pro brejo no século V. Entretetanto, a parte que Constantino carregou para o Oriente se manteve até o ano de 1453. Esse povo que se autodenominava romanos e que os livrinhos de história chamam de bizantinos foram o maior império do mundo, depois do fim do de Roma e avançaram muito na arquitetura e no trabalho com o metal.

Os bizantinos construíram muito do que hoje é Istambul. Eles eram católicos e são os responsáveis pela maior igreja do mundo em muitos séculos, muito a frente das européias, a Igreja de Santa Sofia, no século VI.

Em 1453, os bizantinos foram derrotados pelo povo Otomano, que hoje vive na região, os turcos. Esse povo, de origem árabe e que abraça como religião, em sua imensa maioria, o Islã, aproveitou muito do que foi feito pelos bizantinos, fazendo apenas algumas modificações. Podemos ver nas fotos abaixo a Igreja de Santa Sofia, que durante o Império Otomano (que durou até 1922) foi transformada em mesquita.



Os muçulmanos não utilizam nenhuma representação humana ou de animal em suas mesquitas. Assim, eles cobriram com tinta os lindos mosaicos da então igreja de Santa Sofia. Quando a Turquia virou uma república, essa maravilhosa construção deixou de ser mesquita para se transformar em um museu e as pinturas árabes foram retiradas, fazendo surgir uma visão única no mundo. Em uma mesma parede a figura de Maria, Jesus e os nomes de Alá e Maomé.


Os muçulmanos, quase 1000 anos depois da Santa Sofia, construíram uma Mesquita em frente, chamada de Mesquita Sultan Ahmet. Aqui conhecida como Mesquita Azul, pois os turistas acham mais fácil. Quando chegamos não entendemos o porque de azul, mas o nome se deve aos azulejos do segundo piso. Todos eles são ricamente decorados e com a total predominância do azul. A mesquita é linda de todos os ângulos, sendo ela, inclusive que abre este post, com a Vaninha na frente.



Os otomanos também construíram duas outras preciosidades por aqui, o Grande Bazar, que já falamos em outra ocasião, e o Palácio Topkapi. Esse palácio foi a residência da família dos sultões de 1465 a 1853. Trata-se uma construção muito antiga e grande. Não possui a mesma beleza do Palácio Dolmabahce (de ontem), mas apresenta um belo jardim, uma diversidade de construções, pois os sultões sempre levantavam uma lembrança de vitória em batalhas. O palácio também apresenta diversas pequenas exposições.


Um comentário:

Rafa Leite disse...

Uma verdadeira aula de história.

E com certeza mais prazerosa que as aulas tradicionais....

Estou amando!!!