segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Castelos de Algodão


Saímos ontem pela manhã de Kusadasi e fomos para Pamukkale, onde ficam as ruínas da antiga cidade de Hierápolis e os belíssimos terraços de mármore travertino  (uma espécie de calcário), que parecem flocos de algodão.

As águas que descem o alto do morro em Pamukkale formam pequenas piscinas brancas de águas termais. Pena que estava muito cheio de gente e o sol, muito forte. Como as águas são rasas e quentes não dava para se refrescar do imenso calor que fazia. Além disso, as formações de calcário, por serem brancas como flocos de neve, refletem a luz de sol e aumentam ainda mais a luminosidade e a sensação de calor.

A vista é belíssima e bastante inusitada, pois parece que as piscinas foram construídas por inspirados arquitetos que queriam formar vários degraus com pequenas quedas d'água. Já as ruínas da cidade, depois de uma visita a Efesos, não causaram grandes impressões.

Havia também uma piscina repleta de ruínas antigas dentro de uma espécie de clube. Como iríamos passar pouco tempo por lá achamos que não valia a pena pagarmos as 50 liras que estavam cobrando pelo uso da Piscina da Cleópatra. Para quem for visitar o local fica a dica: vá no início da manhã ou no final da tarde para evitar o sol forte e a multidão de turistas.


Nenhum comentário: