sábado, 13 de agosto de 2011

E lá vamos nós

Hoje começamos o dia indo a uma mesquita mais antiga que as de Istambul, datando do século XIV. Depois fomos em direção à cidade antiga de Éfeso. Ela era a maior cidade asiática do Império Romano na época de Jesus Cristo, chegando a ter aproximadamente 500.000 pessoas. Além disso, ela é citada em algumas passagens da Bíblia, pois por ela passaram João e Paulo, os apóstolos.



A cidade, diferente das outras ruínas que tínhamos visitado, não fica em cima de nenhum morro, mas em um vale. Nos tempos antigos, tinha saída para o Mar Egeu, mas, com o passar dos anos, o mar foi assoreado e a cidade acabou perdeu a sua importância.


As belas ruínas que vimos não deixam dúvida de quão bela Éfeso era. Podemos destacar a biblioteca de Celso, que é uma das imagens mais famosas da Turquia, o teatro para cerca de 25.000 pessoas, com acústica fenomenal, os mosaicos que ainda enfeitam uma das ruas e o banheiro público, no qual os romanos iam para sentar em uma pedra de granito, com um buraco no meio, para conversarem tendo ao fundo o som de tocadores de flauta (será que eles não tinham um lugar melhor para baterem papo?) Ainda bem que perdemos esse costume.



À tarde, fomos ver a casa em que a Virgem Maria viveu nos seus últimos anos de vida, em companhia de João. A casa atual foi reconstruída sob as ruínas da casa anterior, que datam do século I a.C. Ela fica em uma colina, acima da cidade de Éfeso. Existem algumas evidências que levam a acreditar que a Maria morou realmente ali: a visão de uma freira, que conseguiu retratar o local perfeitamente, mesmo sem nunca ter ido lá, e os registros bíblicos de que João foi para Éfeso para cuidar de Maria. Acredita-se que ela foi morar no alto da colina temendo ser perseguida. Achamos que ela teve uma ótima idéia, pois o local é lindo, calmo e nos transmite uma boa sensação de paz. Pudemos ver a humildade na qual Maria vivia e a beleza de toda a região em volta.


Ao final do dia aproveitamos a tardezinha em uma praia que fica em frente ao nosso hotel em Kusadasi. Aliás, amanhã, deixaremos essa bela cidade para rumarmos para o centro do país. Durante o dia iremos a Hierápolis e Pamukkale e à noite, viajaremos de ônibus para a Capadócia.

2 comentários:

Rafa Leite disse...

tirando a blusa do Ramon, tudo é muito LINDO!!

estou morrendo de vontade de fazer esse roteiro!!!!!

Ramon disse...

Mengooooooo


Beijos,