Tendo sido retratada recentemente em um filme em que o galã Brad Pitt fazia o papel de Aquiles, Tróia é muito famosa graças à literatura grega. Essa cidade foi o palco principal da obra Ulisses, de Homero.
Bem, a história nós sabemos. Mas a cidade de Tróia foi considerada por séculos como mera ficção. Somente no século XIX é que foram achadas evidências da sua existência. Infelizmente a Turquia só passou a tratar dos achados arqueológicos há poucas décadas, o que acabou por prejudicar em muito as ruínas.
Depois fomos a Pérgamo. A cidade ficava em cima de um grande morro e encontra-se em melhor estado que Tróia. Em Pérgamo temos algumas construções que demonstram a capacidade de construção dos antigos. Temos as ruínas do templo à Deusa Atenas, as ruínas do templo de Trajano, além do teatro com capacidade para 10.000 pessoas com todo um cuidado com a acústica. Acho que os construtores da Catedral de Brasília podiam ter vindo ter umas aulinhas sobre como conduzir o som e proporcionar que todos escutem.
Ao final, seguimos mais para dentro do país, para Kusadasi. Acho que hoje andamos uns 600 km de carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário