quinta-feira, 21 de julho de 2011

Em terras portuguesas

Depois de quase um dia de viagem, finalmente desembarcamos em Lisboa. Depois de alguns contratempos sem maiores consequências, conseguimos passear durante a tarde pelas ruas da capital portuguesa.

O Ramon está se sentindo em casa, em razão do sotaque com o “s” carregado, que ressoa pelas ruas da simpática cidade. Eu, que sempre implicava com ele e com todos os cariocas do planeta, agora tenho de ouvir ele contar todo prosa que o sotaque carioca é o mais próximo do português e que, portanto, é o mais correto. Mereço?

Quando estive em Lisboa em 2007, tive a sensação de estar em uma Europa que falava a minha língua. Dessa vez, a minha impressão é bem diferente. Foi apenas no dia de hoje que as nossas semelhanças se tornaram tão evidentes para mim. Esse tal povo português, que antes assumia um ar um pouco antipático de ex-colonizador, agora me parece mais brasileiro que nunca. Parece que estou no Brasil, mas ouvindo um charmoso chiado ao fundo.

Se somos um povo alegre e simpático com certeza devemos isso em grande parte aos portugueses. Eles sabem como ninguém nos acolher em suas terras com os braços abertos, nos fazendo nos sentir cada vez mais em casa. Uma casa mais organizada e limpa que a nossa, pero sem perder a ternura.

Um comentário:

Rafa Leite disse...

Com essa descrição, me deu vontade de ir a Portugal!!!!!!!!!!