quinta-feira, 21 de julho de 2011

Castelo de São Jorge e outros sítios

Iniciamos nosso passeio de hoje pela Praça do Comércio, região (Baixa) que foi inteiramente reconstruída pelo Marquês de Pombal após o terremoto de 1755. Como já era hora do almoço, fomos logo seduzidos por um bacalhau maravilhoso, acompanhado de um belo vinho verde.

Com a barriga cheia, iniciamos a subida até o Castelo de São Jorqe que, na nossa opinião, é o ponto turístico mais interessante da capital portuguesa. O castelo é uma construção muçulmana de meados do século XI localizada na região mais alta da cidade e que, por isso, oferece uma das mais belas vistas de Lisboa.

Do alto da Torre de Ulisses (ou Torre do Tombo), com a ajuda de um periscópio (hein?), é possível ter uma visão surpreendente da cidade. O periscópio é um sistema óptico composto por lentes e espelhos, inventado por Leonardo Da Vinci, no século XVI, e que permite visualizarmos detalhes da cidade projetados em tempo real em uma mesa branca no centro da Torre. Simplesmente fantástico!

Depois da visita ao Castelo, passamos pelo mirador de Santa Luzia e pela Catedral da Sé até retornarmos à Baixa, de onde seguimos para o Chiado, passando pelo Elevador de Santa Justa. Depois ficamos batendo perna pelas lojas dos armazéns do Chiado, mas não nos animamos a fazer nenhuma comprinha, pois os preços do Duty Free estão bem melhores.


Um comentário:

Rafa Leite disse...

Quero ver através de um periscópio também!!!!!!!!!!

Isso só tem na Europa! Chique demais! Rs